A inovação e o empreendedorismo estão no DNA do Grupo Hard. Isso é possível enxergar em cada passo de sua trajetória, desde a sua fundação em 1985, na cidade de Porto Alegre/RS. Pioneira em vendas técnicas no Brasil, a Hard nasceu da vontade do engenheiro mecânico Larri Hartmann e mais dois sócios de facilitar o dia a dia do cliente por meio da inovação.
Em 1986, foi lançada a primeira linha de produtos da Hard e esta já trouxe um elemento que se tornaria a base para os seus produtos futuros: a inovação. As resinas em epóxi para recuperação e revestimento de bombas e válvulas tinham maior resistência à abrasão do que o aço. A primeira década de existência da empresa foi marcada por sua introdução nos mais diversificados mercados. A começar pelo seu pioneirismo no lançamento de tecnologia para fixadores no Brasil, com os parafusos especiais com Rosca Dupla Hi-Lo para plástico, lobulares e autoperfuranes para indústria e construção civil.
Depois foi a vez de iniciar a produção de espumas de PU para pranchas de surfe, além da fabricação de graxas e lubrificantes especiais de alto desempenho e óleos para usinagem e estampagem, produtos de alto valor e tecnologia agregados. Tanto comprometimento e especialização foram recompensados com a ampliação das operações para toda a região sul do país, em 1995, e o estabelecimento de parcerias técnicas e comerciais com empresas dos Estados Unidos e da União Europeia.
Se atualmente a Hard é especialista em Construção Metálica e Pré-Moldado, é por conta dos inúmeros investimentos feitos nesta área ao longo do tempo. Como a venda de fixadores autobrocantes com revestimento anticorrosivo e dos parafusos inox 304, ambos destinados a coberturas metálicas. Para este segmento, também foi lançado com exclusividade o inovador revestimento Ecoseal para fixadores e a fita Tacky-Tape®, uma verdadeira solução para vedação de telhados metálicos.
Além do lançamento do sistema Color Head para parafusos, do qual a pintura aumenta ainda mais a resistência à corrosão e a vida útil do fixador, o ano de 1999 foi marcado pelo início da venda da resina PC 6N + G130/30 para indústria cerâmica. Com foco também nas operações industriais, começou a importação de resinas da Itália e placas de poliuretano (PU) dos Estados Unidos, que substituíam o aço e o alumínio na modelação e ferramentaria.
Todos os avanços desde sua fundação culminaram para que a qualidade Hard ultrapassasse as fronteiras da região sul e uma filial fosse aberta em São Paulo/SP, para atender ao sudeste e centro-oeste do Brasil. A segunda década de trabalho foi encerrada com a transferência da matriz para Joinville/SC, onde logo depois foi aberta a primeira sede própria, e a compra das cotas de seu sócio por Larri, que assumiu 100% da empresa.
Em seu 25º aniversário, a Hard lançou a Linha Zaphir®, primeiro fixador autoperfurante em inox 304 no Brasil, além da linha de chumbadores químicos Hardfix® e a linha de selantes Hardthane®. Sucedendo estes lançamentos, a empresa trouxe para o mercado brasileiro a Nodopox 50, a primeira máquina de alta tecnologia que, por meio da Pasta Epóxi Raku-Tool, possibilita o desenvolvimento de modelos completos.
Ao longo de sua terceira década, a Hard manteve viva a sua crença de que o futuro é construído por meio da inovação, da sustentabilidade e eficiência. Uma prova disso é a parceria com uma empresa americana para o fornecimento de sistemas de ancoragem exclusivos. O Wedge Bolt e o Tapper, parafusos que laminam a rosca no concreto e vieram para substituir o sistema de ganchos, foram os primeiros produtos da Hard para Construção Civil. Enquanto o Trak-It, sistema de fixação a gás, surgiu para proporcionar maior eficiência em situações de trabalho contínuo. Esta década também foi marcada pelo início da fabricação do revestimento Zinmec, zincagem e galvanização mecânica. Além do lançamento do sistema Hard Model e Hard Stamp no segmento automobilístico. Fatos que comprovam que um dos segredos para um negócio sólido é a sua atuação nos mais diversificados mercados.
A ampliação da sede, de um para três prédios, não foi o único investimento em modernização, foram adquiridas três câmaras de testes para atestar os diferenciais de suas soluções. A de UV para testes de intempéries aceleradas; a de Salt Spray, que simula ambiente marítimo e as agressões ocasionadas pela névoa salina; e a de Kesternich, que simula chuva ácida, presente em ambientes de intensa poluição.
Em 2014, de forma pioneira, a Hard conquistou a importante certificação internacional FM Approval, uma comprovação de que os produtos da marca atendem a exigências de classe mundial. Entre alguns dos requisitos avaliados do sistema de qualidade estão procedimentos de teste para inspeção de recebimento de matéria-prima e controle de qualidade de manufatura, documentação de engenharia, sistemas de medição, procedimentos para rastreabilidade e tratamento de anomalias.
Atingir tantos resultados incríveis motivou a Hard a crescer cada vez mais, com isso, teve o início da exportação para outros países da América Latina. Também foi lançada a linha de impermeabilizantes RR 500 ECO específica para telhados metálicos, soluções de fácil aplicabilidade que protege contra corrosão e infiltração. Outro lançamento disruptivo para o mercado foi o da linha Infinity, que inaugura a categoria de rejuntes híbrido e alia alta durabilidade e aplicação ágil em apenas um produto. E assim, o Grupo Hard chega aos 35 anos, transformando obstáculos em impulso para o sucesso e elevando o padrão construtivo dos países em que atua.